Blog  ·  30/11/-0001

5 plataformas para vender artesanato na internet

Dicas de para empreender no meio digital sem perder a originalidade.

Você já deve ter percebido que estamos na era da tecnologia, e que muitas das tarefas diárias foram adaptadas e passaram para o mundo online, e o artesanato, a arte milenar de produzir artigos manualmente, não ficou de fora e também acompanhou esta evolução.

As tradicionais feiras de exposição ou lojas físicas em que os artistas vendiam seus produtos, estão perdendo espaço para a venda pela internet, e deixam de ser a única forma de comercializar as peças. Com esta oportunidade de mercado em expansão, diversas plataformas foram criadas especificamente para e-commerce.


Mas o que significa e-commerce?

A expressão e-commerce é abreviação da expressão em inglês de "electronic commerce”, que em português significa "comércio eletrônico". Como o próprio nome sugere, este modelo de venda utiliza como base plataformas eletrônicas e rede de internet, em sites ou aplicativos, conhecidos como marketplace, são páginas na internet em que podem ser realizadas vendas ou compras diretamente.

Com a pandemia este sistema de comercialização aumentou em 73% o volume de faturamento. Em 2020, as categorias mais acessadas em plataformas de venda foram: decoração, festas, enfeites com tema infantil e bebê, casamentos e moda. De um lado estão os artesãos e seus produtos, de outro, os consumidores, que podem conhecer e adquirir seu trabalho mesmo a milhares de quilômetros.


Lojas virtuais especializadas em venda de produtos personalizados ou artesanais estão ganhando espaço neste nicho de mercado. Selecionamos algumas dicas de como trazer o seu artesanato para o mundo digital, e também vamos apresentar algumas das principais plataformas de vendas que podem ajudar a impulsionar seu empreendimento.

Para começar a atuar em marketplace alguns tópicos importantes devem ser analisados:

- Ter uma estratégia de marketing digital e usar e abusar da divulgação do seu trabalho nas redes sociais,

- É importante investir tempo para produzir fotos que valorizem o seu produto;

- Ter uma descrição detalhada da peça também é fundamental;

- Embalagem personalizada é um diferencial para o seu produto, e com a sua Due as possibilidades são infinitas;

- E por fim, invista em plataformas que atendam às suas necessidades, pesquisar é fundamental;


Plataformas que podem tornar seu negócio digital:


Elo7
O Elo7 é dedicado à venda de itens personalizados e/ou produzidos artesanalmente. A plataforma está em 16° lugar no ranking de sites com maior número de vendas efetuadas no Brasil. Apenas em 2020, cresceu 11% e movimentou um total de R$ 700 milhões em vendas. Atua desde 2008 com cerca de 9 milhões de produtos listados, é atualmente o maior marketplace, com 23 milhões de visitas mensais.

Shopee
Uma plataforma asiática que tem ganhado destaque na venda de produtos com preços atrativos, de diversos nichos, incluindo artesanais. No Shopee pode ser criada uma loja online para a venda de produtos. Apenas em março deste ano o portal teve 1.954% de crescimento no tráfego, totalizando 39 milhões de visitantes.

Amazon
A Amazon é uma das maiores plataformas de e-commerce do mundo, apenas em 2020 a rede faturou mais de 6 bilhões de dólares. O site vende itens de diversas categorias, e também permite que pequenos empreendedores criem a própria loja virtual dentro do portal, com uma área especial para artesãos.

Mercado Livre
Com cerca de 300 milhões de usuários, é considerada a maior empresa da América Latina. O Mercado Livre é uma rede de comércio eletrônico que atende diversas áreas. Apenas na pandemia a empresa viu o faturamento crescer 185%, e por ser uma grande plataforma, a visibilidade dos produtos também é alta.

Iluria
O Iluria é uma plataforma em que o empreendedor constrói o site para o seu negócio. Com o objetivo de ser a porta de entrada para pequenos e médios lojistas, de diversas áreas, a ferramenta possui diversos recursos para facilitar o processo de integração à internet.

Let's Due It!

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, Instagram e no YouTube.

POSTS RELACIONADOS