Blog  ·  24/01/2024

A Tecnologia Transformando a Educação

No dia Internacional da Educação, entenda como a tecnologia, aliada ao ensino, abre portas para inovação e aprendizado.

O Dia Internacional da Educação é uma data globalmente celebrada para reconhecer a importância da educação como um direito humano fundamental. Foi instituído pela Assembleia Geral das Nações Unidas e teve sua primeira comemoração em 24 de janeiro de 2019.

Neste post, você poderá ver como a educação afeta tanto a sociedade quanto as empresas.

 

Inovação na Educação

A educação desempenha um papel essencial no combate à pobreza e à desigualdade social. Além disso, é fundamental para promover a cidadania, a diversidade, a sustentabilidade e a prosperidade entre as pessoas.

 

Pedagogos e educadores ao redor do mundo buscam métodos de ensino inovadores para engajar seus alunos e desenvolver habilidades que não são estimuladas pelo ensino tradicional. A Cultura Maker, por exemplo, tem sido vista como uma oportunidade para despertar o interesse dos jovens de forma não convencional e vanguardista, promovendo habilidades como pensamento crítico, raciocínio, criatividade, autonomia e colaboração.

 

Educação X Mundo Corporativo

O setor da educação também é valorizado entre investidores. Investir em habilidades, oportunidades iguais e acesso à educação vai além do aspecto financeiro. Ao apoiar iniciativas educacionais, empresas e investidores contribuem para o crescimento e progresso de indivíduos e comunidades, fortalecendo a economia e construindo um futuro mais sustentável e justo.

 

Due Laser e o Compromisso com a Educação

A Due Laser tem como propósito colaborar com a educação de base. Por isso, auxiliamos instituições de ensino a alcançarem melhores experiências por meio da tecnologia e do desenvolvimento das habilidades dos alunos, como a criatividade, pensamento crítico e trabalho em equipe.

 

Os Espaços Makers nas escolas e faculdades oferecem aos alunos a oportunidade de aplicar seus conhecimentos de forma prática e divertida. Ao integrar a tecnologia como ferramenta de aprendizado, esses espaços permitem que teoria e prática sejam conciliadas de maneira eficiente.

Dessa forma, buscamos estimular a participação e o envolvimento ativo dos estudantes, para que o aprendizado não se limite apenas às aulas em sala de aula.

Nesses espaços é possível criar e encontrar soluções para problemas do dia a dia com o uso de ferramentas tradicionais combinadas com ferramentas tecnológicas, como máquinas de corte a laser e impressoras 3D.

Conheça mais sobre máquinas e soluções completas da Due Laser para instituições de ensino.

 

Quando os alunos evoluem individualmente, não são apenas eles que se beneficiam, mas toda a escola se transforma em um ambiente de ensino interativo. Nesse contexto, todos os envolvidos, desde os professores até os funcionários e pais, se engajam em formar cidadãos preparados para lidar com todas as situações que possam surgir. Essa abordagem holística de educação promove um ambiente de aprendizado colaborativo, onde todos se sentem motivados a contribuir para o crescimento e desenvolvimento dos alunos. Além disso, ao criar um ambiente de ensino interativo, a escola também se torna um espaço de troca de conhecimentos e experiências, onde todos têm a oportunidade de aprender e se desenvolver.

 

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."

Paulo Freire - Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

POSTS RELACIONADOS