Blog  ·  22/10/2019

Marketing digital para pequenas empresas

marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital é muito importante nos dias de hoje, para ajudar qualquer empresa ou pessoa a vender seus produtos e serviços.

A Internet é uma ferramenta muito boa para quem não tem muito dinheiro para investir com divulgação, além disso, é muito mais fácil você encontrar pessoas que estão realmente interessadas naquilo que você tem para oferecer, do que tentar convencer alguém que não precisa do seu produto.

Vamos te apresentar alguns conceitos básicos para começar essa jornada e te levar para um novo patamar de vendas, mesmo que você esteja começando.

Conheça nove conceitos básicos que o pequeno empresário precisa aprender sobre marketing digital para pequenas empresas!

Principais ferramentas de Marketing Digital para pequenas empresas

1. A importância de um site

Existe um velho ditado que diz “quem não está na internet, não existe”. Hoje em dia é essencial que qualquer negócio (pequeno, médio ou grande) tenha uma página na internet.

Ofereça aos seus clientes uma experiência agradável de compra e tenha todas as informações básicas para fechar negócio. Existem algumas plataformas onde é possível você mesmo criar seu site de maneira rápida, ou empresas que criam o seu site por um custo acessível.

2. O que é um mecanismo de busca?

Os mecanismos de busca permitem que os usuários pesquisem sobre qualquer assunto por palavras-chave.

Apesar do mercado ser dominado por poucas empresas (Google, Bing, Yahoo!), existem muitas possibilidades de mecanismos para pesquisas.

Quando um usuário faz uma pesquisa nesses mecanismos os resultados são classificados por ordem de relevância. Não tem como dizer ao certo quais são os critérios para a classificação, pois cada mecanismo tem seus próprios robôs e diretrizes.

3. Autoridade digital

Ser uma autoridade digital significa ser respeitado e valorizado em seu mercado de atuação. 75% dos brasileiros fazem uma pesquisa online antes de fechar uma compra.

Isso significa que eles buscam por conteúdos com informações relevantes para saber se aquilo realmente é o que precisam ou não.

Ser uma autoridade significa que as pessoas vão procurar o seu negócio e não a concorrência. Para ser uma autoridade digital você precisa trabalhar principalmente seu conteúdo.

4. Otimização de site - SEO

SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas de marketing digital para que sites, lojas virtuais, landing pages e blogs conquistem melhores posições durante as pesquisas orgânicas (ou seja, que não foram pagas) nos mecanismos de busca.

Várias personalidades, dos blogueiros até as multinacionais, usam essas técnicas para conquistar popularidade e alcançar grandes performances nos negócios.

5. Palavras-chave

As palavras-chave (as keywords) são instrumentos de grande valor dentro da otimização de um site e produção de conteúdo. Elas são termos compostos por uma ou mais palavras para que os usuários pesquisem sobre aquilo que possuem interesse.

Sabe quando você quer comprar algo, abre o Google e digita: “comprar máquina a laser portátil para corte e marcação” ou “iphone última geração comprar”? Cada uma dessas pesquisas é considerada uma palavra-chave.

Sem elas os mecanismos de busca não encontrariam os sites com maiores relevâncias para os usuários e a internet não seria o fenômeno que conhecemos hoje.

6. Produção de conteúdo

Um dos termos que você vai mais escutar no marketing digital é “produção de conteúdo”.

Já podemos adiantar que produção de conteúdo não é somente a produção de conteúdo para um blog, vai muito além disso.

Existe uma grande diferença entre produzir conteúdo para um blog pessoal e as estratégias de produção de conteúdo para uma empresa conquistar novos consumidores e aumentar suas vendas.

Para um negócio os textos de um site, as publicações nas redes sociais, os posts nos blogs, tudo deve ser minimamente pensado e planejado para trazer um grande tráfego orgânico.

7. Social Media

As redes sociais fazem parte ativamente da vida das pessoas, principalmente em nosso país.

O Brasil é o segundo país do mundo em que as pessoas passam mais tempo conectados à Internet; 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais; e o brasileiro passa mais de 3 horas por dia nas redes sociais.

As empresas, principalmente os pequenos empresários e artesões, precisam encontrar o seu público onde ele está. Isso pode gerar mais resultados ao invés de tentar tirá-los de lá.

8. Google Ads

Em poucas palavras, o Google Ads é uma plataforma de anúncios pagos do Google que ajuda um negócio a aparecer na mesma hora em que seus possíveis clientes estão pesquisando na Internet.

Você provavelmente já fez uma pesquisa e encontrou no topo alguns links em destaque nos resultados. Ou, enquanto você navegava em um site, se deparou com anúncios de produtos que você já visitou e até mesmo já assistiu a anúncios antes de qualquer vídeo no YouTube.

Tudo isso são os anúncios pagos do Google Ads. Enquanto você estiver injetando dinheiro, os anúncios que tiverem relevância vão continuar aparecendo para os clientes clicarem neles.

9. Buyer Persona

Uma buyer persona pode ser encarada como um arquétipo do seu cliente ideal. São personagens que você constrói para se aproximar intimamente dos seus clientes e construir um planejamento de marketing muito mais certeiro.

Uma persona é um perfil ficcional que representa o cliente, que ajuda uma empresa a compreender melhor quem ele é e realmente precisa.

É você quem define e descreve todos os detalhes do seu comprador ideal e por isso é importante pensar em informações de como vive, quais são suas qualidades, com que trabalha, sua família, suas relações interpessoais, quais músicas escuta, jornais que lê. Pode ser um perfil completo.

Precisa de um exemplo? Digamos que você cria convites de casamento luxuosos. Sua buyer persona é:

“Flávia, 26 anos, é formada em administração e trabalha em uma grande empresa. Ela foi recentemente pedida em casamento pelo seu noivo de longa data e vai casar em um ano. Ela está organizando um casamento de conto de fadas, mas precisa de ajuda para criar seu convite. Seu objetivo é encontrar uma empresa que trabalha com convites exclusivos e personalizados.”

Dessa maneira fica mais fácil criar uma campanha de marketing digital que ofereça aquilo que ela busca e não somente vender um produto.

Essas são algumas dicas básicas do que você precisa aprender sobre marketing digital que você precisa conhecer para começar a gerar novos negócios.

Gostou do nosso conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e siga a Due Laser para conhecer novas dicas que vão ajudar o seu pequeno negócio! Estamos no Facebook, Instagram, Linkedin e YouTube.

POSTS RELACIONADOS