Blog  ·  05/02/2020

Materiais indicados para corte e marcação a laser

Está em dúvida sobre quais materiais utilizar com a sua máquina? Continue lendo e descubra os insumos mais indicados para o corte a laser!

Quais materiais posso usar na minha máquina a laser?

Se você está pensando em investir em uma máquina de corte e gravação a laser, precisa ler este artigo com atenção. Na hora de adquirir uma cortadora a laser, é importante pesquisar muito bem sobre os materiais que são indicados para esse tipo de equipamento, principalmente para saber se os materiais que você deseja usar são permitidos.

As máquinas da Due Laser funcionam com tecnologia de CO². Diversos tipos de insumos podem ser utilizados com este tipo de laser, mas existem alguns materiais que podem liberar gases nocivos à máquina e a saúde, clique aqui para saber mais sobre os materiais não indicados para corte a laser.

Neste post você pode conferir se os materiais que você trabalha ou pretende trabalhar são indicados para este tipo de máquina. Em nosso Canal do Youtube, Site e Instagram você encontra mais referências para aplicações e tutoriais.

Madeiras

A madeira é uma matéria-prima muito versátil e possui ótimo custo-benefício, além de ser bastante resistente. É ideal para marcação, gravação e corte. Os principais tipos de madeiras utilizadas em peças artesanais ou customizadas com o laser são: compensado, bambu, balsa, cumaru, virola, MDF de até 6mm, e até mesmo o papel couro, um insumo que tem características muito parecidas com a madeira.

Vidros e cristais

As máquinas da Due Laser são capazes de realizar gravação e marcação em peças de vidro e cristal, mas não realizam o corte. O Due Spin é o acessório indicado para a personalização de copos e taças de vidro, clique aqui para conhecer mais sobre ele!

Acrílicos

A diversidade de cores e textura fazem do acrílico um dos materiais mais versáteis para se utilizar em máquinas a laser. Podem ser cortados e marcados para a fabricação de placas, letreiros, apliques e até mesmo bijuterias. O acrílico espelhado fica com acabamento perfeito quando realizada a gravação a laser. Clique aqui para conhecer melhor este material!

EVA

O EVA é um insumo versátil e prático que pode ser aplicado em diversos tipos de trabalhos manuais. Além de ser fácil de cortar, o material também suporta a marcação e gravação a laser, ficando com um acabamento perfeito. Leia mais sobre este insumo clicando aqui!

Papéis

Os papéis são matérias-primas bastante usadas no ramo da cartonagem e personalização para festas. Diferente do que muitos artesãos acreditam, as cortadoras a laser proporcionam acabamento perfeito às peças, sem deixar o aspecto queimado. Clique aqui e assista o tutorial de cartonagem com corte a laser.

Metais

Materiais metálicos podem ser gravados e marcados com a aplicação de aditivos específicos para o material. Além disso, peças esmaltadas também podem ser personalizadas. Conheça mais sobre o ramo de personalização, clicando aqui.

Tecidos, couros e feltros

Os diferentes tipos de tecidos, couros e feltros são materiais comumente aplicados para peças artesanais. Estes insumos podem ser cortados e marcados com laser, permitindo a confecção de peças ricas em detalhes para vestuário, bolsas, chaveiros, porta óculos e muito mais. É importante lembrar que os materiais que contém PVC na composição não devem ser utilizados nas máquinas da Due Laser.

Como empreender com o corte a laser?

Seja para abrir ou expandir uma empresa de produtos artesanais, as máquinas de corte a laser são ferramentas perfeitas para empreender na área de itens personalizados. A tecnologia utilizada nestes equipamentos permite a criação de peças com design rico em detalhes, que seriam praticamente impossíveis de executar sem o auxílio do corte a laser.

Se você ainda não tem uma máquina da Due Laser para chamar de sua, veja 5 coisas para saber antes de comprar uma máquina de corte e marcação a laser. Conheça também os três modelos de máquinas da Due Laser.

Let's Due It!

Continue acompanhando a Due Laser nas redes sociais e fique por dentro de conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, Linkedin, Instagram e no YouTube.