Blog  ·  26/02/2020

Materiais indicados para corte e marcação a laser

Materiais indicados para serem utilizados na máquina a laser

Materiais indicados para corte e marcação a laser

Na hora de adquirir ou até mesmo utilizar sua máquina laser, é importante pesquisar os materiais indicados ou permitidos para corte e marcação na máquina laser. Existem diversos tipos de materiais e as vezes fica difícil saber qual é ou não seguro para esta operação. Alguns materiais podem liberar gases nocivos a máquina e a saúde ou até mesmo pegar fogo.

Neste post você pode conferir se os materiais que você trabalha ou pretende trabalhar são indicados para este tipo de máquina.

As máquinas da Due trabalham com diversos materiais. Em nosso Canal do youtubeSite e Instagram você encontra estas aplicações.

Na tabela abaixo, você pode conferir quais materiais indicados para corte e marcação em máquinas laser convencionais.

Materiais indicados para corte e marcação na máquina a laser convencionais

Material

Corte

Marcação

Madeiras

 ✔️

✔️

Vidro

  ✔️

Acrílico

✔️ ✔️

EVA

✔️ ✔️

Papéis 

✔️ ✔️
Chapas finas metálicas até 0.5mm (alumínio, cobre e metais preciosos)

 

 

Metais pintados

 

✔️

Feltro

✔️ ✔️

Alimentos (chocolate, pães…)

✔️ ✔️

 

MADEIRAS 

Material muito versátil para marcação e corte, comumente utilizado na arquitetura e Fab Labs por ter baixo peso e alta resistência mecânica. Os principais tipos de madeiras que são indicados no corte e marcação a laser são: Compensado, lâminas de Bambu e Balsa.

Marcação a laser em madeira

TECIDOS, COUROS E FELTROS

Materiais que se aplicam normalmente em ateliês e artesanato, podem ser cortados e marcados com laser, permitindo a confecção de peças de vestuário, bolsas, chaveiros, porta óculos e muito mais.É importante lembrar que couro sintético que contém PVC em sua composição não devem ser utilizados

Marcação a laser em tecido

ACRÍLICOS

A diversidade de cores, brilhos e transparências fazem desse material um dos mais versáteis para se utilizar em máquinas a laser. Podem ser cortados e marcados para se fabricar placas, letreiros, apliques e até mesmo bijuterias.

Marcação a laser em acrílico

MATERIAIS NÃO INDICADOS PARA CORTE E MARCAÇÃO A LASER

Máquinas laser devem ser utilizadas com responsabilidade, pois concentram grande quantidades de energia em pequenos pontos e, em geral, processam o material através da queima , o que pode gerar gases e flamas.

Além das questões de segurança na sua operação, deve-se ficar atento também aos materiais que não podem ser utilizados.

Materiais que produzem gases tóxicos, podem de alguma maneira oferecer risco de incêndio e serem corrosivos. Os mais comuns são o Vinil e o PVC, pois produzem um vapor de gás clorídrico, altamente irritante e corrosivo. Diversos tipos de espuma pegam fogo com facilidade e também não podem ser cortadas a laser.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com a nossa equipe.

POSTS RELACIONADOS