Blog  ·  24/09/2019

O poder de vender produtos personalizados

O poder de vender produtos personalizados

Cada vez mais os clientes querem comprar produtos que representam seu estilo de vida, sua filosofia, sua maneira de ver o mundo. Eles querem produtos personalizados que tenham o “jeito deles” e estão dispostos a pagar a mais para quem oferecer essa personalização com alta qualidade.

Não domina mais quem investe em produções de larga escala.

Os clientes não querem simplesmente um hambúrguer igual em todos os lugares. Esses clientes querem comer um hambúrguer com tomate seco, carne malpassada ou um delicioso hambúrguer vegetariano, com alface orgânica e um super extra de queijo gorgonzola com ketchup de goiabada.

A produção artesanal já carrega um ar de exclusividade em virtude dos processos manuais e toda a exclusividade de algo único, com requinte e personalização. É isso que um consumidor moderno quer: personalizar qualquer coisa e ser dono de peças exclusivas, que mais ninguém, em toda a galáxia, tem.

Existe uma grande parcela de consumidores que ficam frustrados quando não vivenciam uma experiência personalizada. Isso acontece muito por causa das empresas que usam máquinas para produzir grandes quantidades de produtos iguais.

É aí que uma empresa que produz de maneira artesanal ganha destaque e tem a oportunidade de conquistar uma fatia do mercado. Confira alguns pontos que transformam a personalização em um poderoso negócio.

Produtos personalizados geram mais vendas

Personalizar produtos vai muito além do aumento de vendas, ela deixa seus clientes satisfeitos, isso promove o que o marketing chama de “marketing boca-a-boca” e as vendas podem crescer sem você ao menos perceber.

Boa parte dos clientes, em diferentes setores do mercado, compram produtos personalizados. Eles estão dispostos a pagar 20% ou mais para comprar algo personalizado.

Isso é um reflexo do comportamento que os consumidores vêm construindo nos últimos anos, especialmente com o avanço da internet.

Além de pagar a mais por produtos personalizados, os consumidores estão dispostos a esperar que seu produto personalizado fique pronto.

Isso significa que se os consumidores estão dispostos a esperar, eles podem voltar ao seu site e navegar em busca de mais produtos personalizados.

Aumente a sua margem de lucro

Vender um produto personalizado abre a possibilidade de produzir por encomenda. Quando você produz por encomenda, não precisa manter um estoque.

E o grande risco de manter um estoque é não vender os produtos por um longo período. O dinheiro que deveria estar girando, fica totalmente parado e isso é sinônimo de prejuízo. Muito prejuízo. E é isso que você deve evitar, principalmente quando está começando.

Seja diferente de toda a sua concorrência

Vamos pensar da seguinte forma: duas lojas virtuais vendem placas de metal e madeira decorativas. A primeira loja oferece 100 modelos de placas prontas, com escritas populares e desenhos diferentes. 

A segunda loja personaliza a placa do jeito que o cliente quiser. Ele pode mandar “imprimir” a foto do seu cachorro, do seu avô ou do seu desenho preferido. Não existe um catálogo com modelos prontos, basta o cliente enviar o arquivo, escolher o material e pronto.

Qual das duas lojas você escolheria? Boa parte do público tende escolher a segunda loja e comprar placas personalizadas, ao invés de comprar algo que outras pessoas teriam também.

Mude a maneira como seus clientes enxergam seu negócio

Informações como dados dos clientes, as tendências de consumo e os hábitos de compra são fortes aliados para qualquer negócio artesanal crescer e conquistar mais clientes.

É importante se manter atualizado com todas as tendências que surgirem no mercado e construir uma visão geral do seu próprio negócio para evoluir.

Os negócios que não oferecem itens personalizados só conseguem juntar dados relacionados aos produtos que possuem em seu estoque. A personalização permite uma aproximação diferente dos clientes, é possível conhecê-los de maneiras que a concorrência não tem como saber.

A partir do momento que o seu negócio evoluir, você pode implementar em sua rotina ferramentas de vendas que facilitam a coleta de informações necessárias, como o CRM (Customer Relationship Management).

O CRM é uma das ferramentas mais populares entre os vendedores. Tudo o que você precisa fazer é adicionar as informações de cada cliente e usá-las para oferecer novos produtos personalizados.

IMPORTANTE: observar as tendências para a produção de itens cada vez mais personalizados pode ajudar a sua empresa a diversificar sua oferta junto com a evolução das necessidades dos seus clientes. No momento que você menos esperar, pode começar a trilhar novos caminhos com o mínimo de ajuste do seu modelo de negócio.

Conquiste a fidelidade dos seus clientes

Comprar itens personalizados de acordo com gostos e personalidades é algo que os clientes mais buscam. Isso gera um grande nível de satisfação, principalmente quando o resultado é de qualidade e o produto é muito melhor do que se esperava.

Os clientes enxergam sua compra como algo único, com valor agregado e projetado para atender as necessidades mais específicas, e de certa forma rígidas, de uma pessoa.

Uma personalização feita com o mais alto nível de qualidade e feita exclusivamente para o consumidor é sim uma maneira de fidelizar clientes.

Quando o cliente percebe que tem toda a atenção de uma empresa comprometida a entregar exatamente aquilo que está vendendo, as chances dele voltar, fechar novas compras e construir um relacionamento sólido com a marca é gigantesco.

Uma vez que você consegue construir uma conexão com o seu cliente, seus concorrentes vão precisar dobrar seus esforços para chamar a atenção.

Quanto mais clientes se envolverem na criação do produto, mais conexão eles vão sentir com ele. O que isso significa para o seu negócio? Que a probabilidade deles concluírem a jornada de compra é ainda maior.

No final, só queremos te lembrar que você é único, por que seus produtos não seriam? A personalização é uma aliada poderosa, principalmente para quem está começando um negócio artesanal e está montando sua primeira empresa.

 

Compartilhe com a gente o que você acha do poder de vender produtos personalizados.

Não esqueça de seguir a Due Laser nas redes sociais. Estamos no Facebook, InstagramYouTube e LinkedIn

Aproveite para conhecer o nosso blog! Vamos compartilhar com você dicas e conteúdos sobre negócios, faça você mesmo e artesanatos.

POSTS RELACIONADOS