Blog  ·  24/09/2019

O poder de vender produtos personalizados

O poder de vender produtos personalizados

Já se perguntou como os produtos personalizados conseguem vender mais do que os produtos feitos em larga escala? Vamos falar sobre isso nesse conteúdo.

Há uma procura crescente por produtos que expressem não apenas a funcionalidade, mas também o estilo de vida, a filosofia e a perspectiva individual dos clientes. A busca por itens personalizados que reflitam a identidade única de cada pessoa tornou-se prioridade e os consumidores estão dispostos a investir mais em produtos que ofereçam essa personalização com alto padrão de qualidade.

Já se foi o tempo em que dominavam aqueles que investiam na produção em grande escala.

A produção artesanal incorpora um toque de exclusividade devido aos processos manuais, e oferece singularidade, requinte e personalização, que caracterizam algo verdadeiramente único. É exatamente isso que os consumidores modernos desejam: a capacidade de personalizar e possuir peças exclusivas.

Produtos personalizados geram mais vendas

Personalizar produtos vai além de simplesmente aumentar as vendas; trata-se de proporcionar satisfação ao cliente, acionando o que o marketing chama de “o cliente promovendo a marca”, impulsionando o crescimento das vendas de forma orgânica.

Uma parcela considerável de consumidores de diversos setores de mercado opta por adquirir produtos personalizados, estando dispostos a pagar 20% ou até mais por uma experiência única. Esse fenômeno reflete o padrão comportamental que os clientes desenvolveram nos últimos anos, impulsionados especialmente pelo avanço da internet.

 

Aumente sua margem de lucro

Vender um produto customizado abre a possibilidade de produzir sob encomenda. Quando você produz sob encomenda, não precisa manter estoque.

E o grande risco de manter estoque é não vender os produtos por um longo período. O dinheiro que deveria circular está completamente parado e isso é sinônimo de prejuízo. Muitos danos. E é isso que você deve evitar, principalmente quando está começando.

Seja diferente de todos os seus concorrentes

Vamos pensar da seguinte forma: duas lojas online vendem placas decorativas de metal e madeira. A primeira loja oferece 100 modelos de pratos prontos, com inscrições populares e designs diferenciados. 

A segunda loja personaliza o prato do jeito que o cliente deseja. Ele pode “imprimir” a foto do seu cachorrinho, do seu avô ou do seu desenho preferido. Não existe catálogo com modelos prontos, basta o cliente enviar o arquivo, escolher o material e pronto.

Qual das duas lojas você escolheria? Grande parte do público tende a optar pela segunda loja e comprar pratos personalizados, ao invés de comprar algo que outras pessoas já teriam.

Mude a maneira como seus clientes veem sua empresa

Informações como dados de clientes, tendências de consumo e hábitos de compra são fortes aliadas para qualquer negócio artesanal crescer e conquistar mais clientes.

É importante se manter atualizado com todas as tendências que surgirão no mercado e construir uma visão geral do seu próprio negócio para evoluir.

As empresas que não oferecem itens personalizados só podem coletar dados relacionados aos produtos que possuem em estoque. A personalização permite uma abordagem diferenciada aos clientes, é possível conhecê-los de uma forma que a concorrência não tem como saber.

A partir do momento que seu negócio evolui, você pode implementar em sua rotina ferramentas de vendas que facilitam a coleta de informações necessárias, como o CRM (Customer Relationship Management).

O CRM é uma das ferramentas mais populares entre os vendedores. Basta adicionar as informações de cada cliente e utilizá-las para oferecer novos produtos personalizados.

IMPORTANTE: observar as tendências de produção de itens cada vez mais personalizados pode ajudar sua empresa a diversificar sua oferta acompanhando a evolução das necessidades de seus clientes. Quando você menos esperar, você pode começar a desbravar novos caminhos com ajustes mínimos em seu modelo de negócios.

Conquiste a fidelidade de seus clientes

Comprar itens personalizados de acordo com gostos e personalidades é algo que os clientes mais procuram. Isso gera um grande nível de satisfação, principalmente quando o resultado é de qualidade e o produto é muito melhor que o esperado.

Os clientes encaram a sua compra como algo único, com valor acrescentado e pensado para satisfazer as necessidades mais específicas e um tanto rígidas de uma pessoa.

Uma customização feita com o mais alto nível de qualidade e feita exclusivamente para o consumidor é sim uma forma de fidelizar o cliente.

Quando o cliente percebe que tem toda a atenção de uma empresa comprometida em entregar exatamente o que está vendendo, as chances dele voltar, fazer novas compras e construir um relacionamento sólido com a marca são enormes.

Depois que você conseguir estabelecer uma conexão com seu cliente, seus concorrentes precisarão redobrar esforços para atrair a atenção.

Quanto mais os clientes estiverem envolvidos na criação do produto, mais conexão eles sentirão com ele. O que isso significa para o seu negócio? Que a probabilidade de concluírem o dia de compras é ainda maior.

No final, queremos apenas lembrar que você é único, por que seus produtos não seriam? A personalização é uma aliada poderosa, principalmente para quem está iniciando um negócio artesanal e montando sua primeira empresa.

 

Compartilhe conosco o que você pensa sobre o  poder de vender produtos personalizados .

Não esqueça de acompanhar a Due Laser nas redes sociais. Estamos no  Facebook , InstagramYouTube  e LinkedIn

Aproveite para conhecer nosso blog ! Vamos compartilhar com vocês dicas e conteúdos sobre negócios, bricolagem e artesanato.