Blog  ·  15/11/2019

O poder do artesanato de luxo

artesanato de luxo

Ao apostar nos materiais locais, habilidades artesanais e o uso de equipamentos de ponta para criar objetos incríveis e que contam muitas histórias, o mercado de artesanato de luxo está em alta e vai conquistar muitos consumidores.

O interesse por artesanato ressurgiu das cinzas nos últimos tempos. 

Quando você adiciona o elemento luxo, consegue chamar a atenção de pessoas que estão dispostas a comprar itens de qualidade e que possui um valor inestimável.

Para conseguir entender um pouco mais sobre o mercado de artesanato de luxo, precisamos entender qual é a essência, o significa do luxo. 

Qual então é o conceito de luxo?

Não é nada fácil definir o que é ou não é luxo.

Seguindo uma definição mais clássica, o luxo é algo puramente exclusivo, raro e tradicional. Ele está relacionado a itens com um alto valor agregado e qualidade, ligado ao status que muitas pessoas trabalham para conquistar.

Hoje em dia o luxo não está tão ligado as joias, bolsas, sapatos e vestidos de grandes estilistas, com custos exorbitantes.

Uma definição mais contemporânea já relaciona o luxo com algo mais experimental e bem-estar tanto físico quanto emocional.

Quando buscam por luxo, os consumidores atuais querem viver experiências únicas, querem vivenciá-la, desfrutá-la, aproveitar o valor que aquilo oferece.

Não querem nada que outras pessoas possam ter, mas um pequeno grupo “de sorte”.

E qual é a definição de artesanato de luxo?

Artesanato de luxo não é simplesmente criar objetos para pessoas ricas e que estão dispostas em investir dinheiro neles.

Artesanato de luxo envolve a apreciação da matéria-prima, cuidado com o processo de produção e do tempo de preparação. 

O interesse do cliente na história e origem do objeto, unificado a tecnologia de ponta e acessível permite que os artesãos – mesmo aqueles que trabalham nos lugares mais remotos, encontre um público fiel.

Como criar um artesanato de luxo?

Logo de início você precisa saber que para oferecer luxo, precisa investir em tempo e processos.

O tempo não se aplica apenas ao tempo gasto para criar um item, mas envolve também o processo de aperfeiçoamento das habilidades de um artesão e de todos os seus processos para chegar “à perfeição”.

Precisa de um exemplo? 

Imagine que para um artesão transformar uma madeira em uma verdadeira obra de arte precisa dominar diversos processos para primeiro encontrar o seu próprio estilo, e depois, moldá-lo para chegar aos detalhes mais incríveis e únicos.

Ele não vai conseguir aprimorar sua técnica do dia para a noite. O aperfeiçoamento pode demorar um tempo e exige muito estudo, testes e dedicação.

Os artesãos de luxo inspiram-se por matérias-primas e na maneira como elas podem ser manuseadas. Tudo para produzir itens duradouros.

Exclusividade é o termo que melhor representa o luxo.

Tudo aquilo que for pensado e criado de maneira manual e personalizada é visto com olhos diferentes e buscado por pessoas diferentes.

Consumidores que seguem as tendências e comportamentos querem ter a oportunidade de expor aquilo que compraram.

As peças podem até mesmo ser reproduzidas por outras pessoas, mas jamais será a mesma coisa pois não tem a técnica, não tem o conhecimento nem a assinatura que faz a peça original especial.

A tradição e a tecnologia andam juntas

O artesanato é diferente dos produtos “de luxo” produzidos em larga escala por oferecer exclusividade.
Apesar do processo manual, a tecnologia é uma grande aliada desse mercado de um jeito único.

Máquinas de corte a laser de bancada permitem que os artesãos de luxo explorem seu trabalho de um jeito especial e leve cada criação a um alto nível.

Além de não precisa depender de ninguém, o empresário pode fazer testes e aprimorar seus produtos.

O que você acha do mercado de artesanato de luxo? Já pensou em investir nessa ideia? Compartilhe com a gente a sua opinião!

Confira uma máquina de corte a laser que vai ser a sua aliada na produção de artesanato de luxo:

E não deixe de compartilhar o nosso artigo em todas as suas redes sociais e seguir a Due no Facebook, Linkedin, YouTube e Instagram.

Até a próxima!

POSTS RELACIONADOS