Blog  ·  14/04/2022

O que é Cultura Maker?

Descubra o que são Espaços Makers!

A Cultura Maker é um movimento que busca por soluções simples e criativas para problemas complexos. Teve origem na década de 70 com o uso da filosofia do “Do It Yourself”, também conhecido como DIY, que traduzindo para o português significa “faça você mesmo”.

Na Cultura Maker qualquer pessoa pode criar, projetar e desenvolver qualquer tipo de produto. Além disso, esta cultura também busca personalizar e promover uma nova função para os objetos. O conceito passou a ser aplicado com a finalidade de consertar os objetos, ao invés de comprar novos itens para substituí-los. Tornou-se uma forte cultura pela questão econômica e sustentável.


Quais ferramentas a Cultura Maker utiliza para a confecção das peças?

Na Cultura Maker, são utilizadas diversas ferramentas, desde ferramentas manuais até ferramentas tecnológicas, permitindo que sejam desenvolvidos todo tipo de produtos. Instrumentos comuns aplicados para a fabricação de peças são as cortadoras a laser, impressoras 3D, e ferramentas convencionais, como serras, martelo e outros.

As máquinas de corte a laser podem ser utilizadas para diversas funcionalidades. Além de possibilitar o empreendedorismo criativo, podem ser empregadas em Espaços Makers ou FabLab, locais especializados para a fabricação digital, criados para estimular a criatividade, o trabalho em equipe e a aplicação de tecnologia. Clique aqui para ler nosso artigo e entender um pouco melhor o que é um Espaço Maker.

Atualmente, a Due Laser está presente em mais de mil Espaços Makers espalhados pelo país. Nosso principal objetivo é estimular a criatividade e autonomia com máquinas de corte a laser como a Due Flow, um equipamento que é intuitivo, seguro e fácil de usar. Clique aqui para ver as especificações técnicas e outras informações sobre a cortadora a laser mais querida do Brasil.


Pilares da Cultura Maker

A Cultura Maker é sustentada por quatro principais pilares que norteiam o movimento: a criatividade, a sustentabilidade, a colaboração e a escalabilidade.

Os Makers, como são conhecidas as pessoas que fabricam coisas com as próprias mãos, colocam em prática a criatividade em busca de solucionar alguma dificuldade de um grupo de pessoas, a fim de colaborar com a equipe que participa do processo de fabricação de algum produto.


Já a sustentabilidade é aplicada como uma das filosofias para evitar o desperdício de materiais, e também ressignificar a função de objetos. Além disso, busca por soluções que possam ser produzidas em grande escala, e com baixo custo de produção, tornando os recursos mais acessíveis.

Clique aqui e descubra como ganhar dinheiro com a máquina de corte a laser. Leia também no blog da Due o post sobre 5 coisas para saber antes de comprar uma máquina de corte e marcação a laser.

Let's Due It!

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, Instagram e no YouTube.

POSTS RELACIONADOS