Blog  ·  24/08/2022

Empreenda com a Due: tutorial completo para criar luminária de acrílico

No ramo da personalização, se destaca no mercado quem está sempre inovando e buscando atender os desejos dos clientes com novos produtos. As luminárias de acrílico são peças que podem ser totalmente customizadas, desde a base de madeira até a peça dentro da moldura.

Este tipo de trabalho é possível para os empreendedores que utilizam cortadoras a laser para produzir os produtos. As máquinas da Due Laser são ótimas ferramentas para quem deseja ter mais liberdade para criar itens únicos e cheios de personalidade.


Hoje, iremos te ensinar a personalizar uma luminária em formato de quadro com acrílico e luz de led. Você encontra esta luminária na Loja Due, clique aqui e descubra todos os materiais disponíveis para utilizar no seu ateliê.

Acompanhe abaixo o tutorial completo para a criação de uma luminária personalizada.

1° passo:

Crie no Due Studio a arte que irá estampar a sua luminária. Neste projeto usamos um desenho que foi feito à mão e depois foi vetorizado diretamente no Due Studio. Siga o passo a passo conforme mostrado no vídeo para transformar imagens em vetores.

2° passo:

Separe as camadas, defina o contorno e a marcação do arquivo. Além disso, nesta etapa também será definida a potência e velocidade do laser durante o processo de gravação da peça.

A dica da Due é iniciar com potência baixa e velocidade alta.

3° passo:

Conecte o computador na sua máquina da Due pelo Wi-fi ou cabo USB.

4° passo:

Para ter certeza de que o desenho está de acordo com o que você pretende marcar na peça, clique em preview. Desta forma você conseguirá visualizar o desenho que foi selecionado para realizar a gravação.

5° passo:

Retire a película protetora que vem no acrílico da luminária. Posicione o material dentro da máquina e ajuste o foco com o auxílio do gabarito.

6° passo:

Clique em “seta início” e faça um frame, desta forma você poderá acompanhar a área que a gravação irá ocupar na peça.

Dica da Due: faça um teste em outra peça antes de personalizar a oficial. Neste momento é importante, caso tenha problemas, ainda será possível realizar alterações no projeto.

7° passo:

Com a arte finalizada, o equipamento pronto e teste realizado, chegou a hora de colocar a sua Due para trabalhar. Após a gravação, retire a outra película e posicione na base da luminária.

Vantagens de ter uma Due no seu ateliê

A Due Laser é uma das principais fabricantes de máquinas a laser brasileiras. Entre as vantagens essenciais da marca estão: equipamentos seguros e fáceis de usar, suporte humanizado, tamanhos compactos e também possui software em português e gratuito para a criação dos vetores.

Além dos equipamentos modernos, a Due Laser fabrica acessórios que podem ser utilizados para agregar ainda mais valor no seu trabalho. Clique aqui e conheça os principais dispositivos para te ajudar a otimizar o tempo de trabalho.

Se você ainda não tem uma máquina da Due Laser para chamar de sua, descubra 5 coisas para saber antes de comprar uma máquina de corte e marcação a laser. Conheça também os três modelos de máquinas a laser da Due Laser.


Além de fabricar as peças, é essencial que você também domine técnicas de fotografia, veja aqui algumas dicas em nosso artigo. Também é importante conhecer as diferentes formas de comercializar os seus produtos, leia mais sobre aqui.

Let's Due It!

Gostou do nosso conteúdo? Então não deixe de nos acompanhar nas redes sociais e conferir outros conteúdos exclusivos! Estamos no Facebook, Instagram e no YouTube.