Blog  ·  14/05/2020

6 fatores para considerar ao comprar uma maquina laser

6 fatores para considerar ao comprar uma maquina laser

Na hora de comprar uma máquina laser é importante fazer pesquisa de mercado, não somente dos modelos existentes, mas também dos fabricantes e aplicações desejadas. Assim você pode entender qual modelo atende as necessidades do seu negócio. 

No post de hoje, trazemos 6 fatores importantes para considerar antes de se comprar a sua tão desejada máquina laser.

Seu negócio e mercado

O primeiro passo é analisar seu negócio e como ele está direcionado, se é para o mercado industrial ou comercial.

Aqui no blog temos um post diferenciando as máquinas laser para o setor industrial e comercial.

Por exemplo, o espaço disponível para sua máquina. As máquinas industriais têm uma área de trabalho maior, e consequente ocupam mais espaço e muitas vezes requerem técnicos especializados para instalação.

A Due Laser é fabricada no Brasil e comercializa máquinas laser de bancada. São modernas, fáceis de usar e seguras. Podem ser utilizadas em ateliês, escritórios, escolas e até mesmo em sua casa e apartamento.

Materiais utilizados em seu negócio

Outro fator importante é o material com o qual você pretende trabalhar. Diferentes categorias de máquinas trabalham com diferentes materiais. Para se trabalhar com corte de metais, por exemplo, são necessárias máquinas industriais que custam acima de R$ 100 mil reais, pelo menos.

Agora se você vai trabalhar com outros materiais orgânicos como madeiras, acrílicos, papeis e tecidos, as máquinas laser de bancada são ideais. Elas cortam e marcam diversos materiais orgânicos com facilidade e precisão.

Existem ainda outros materiais como vidro e acrílico transparente que geralmente são gravados por uma máquina com o laser do tipo CO₂. Aqui nesse post , você confere um pouco mais sobre os materiais indicados para as máquinas Laser.

Tipos de máquina laser

No mercado existem categorias de máquinas laser para diversos fins. Uma classificação usual é quanto ao tipo de laser. Os três principais são:

Máquinas com laser do tipo CO₂

Laser mais comum utilizado nas máquinas comerciais. Têm uma baixa eficiência e geralmente alta potência, variando de 40 até 200 W. Podem cortar uma grande diversidade de materiais como madeiras, tecidos, couros, plásticos e também podem marcar materiais como granito, cerâmica e vidro. Devem ser refrigerados a água e ser operados com cuidado.

Este laser tem uma vida útil que depende da sua utilização e qualidade. A Due Flow utiliza um laser CO₂ de vidro com tecnologia exclusiva de cabeçote dinâmico que aumenta sua velocidade de corte e estende a vida útil. Além de contar com sensores de temperatura, vazão e nível.

Máquinas com laser do tipo diodo

São lasers mais modernos e eficientes. Têm uma vida elevada (acima de 7 mil horas) e podem ser refrigerados a ar. Estão disponíveis nas máquinas lasers comerciais em potências menores, até 8 W. Normalmente são lasers azuis e possuem a desvantagem de não marcar nem cortar materiais transparentes como alguns acrílicos e vidros.

A Due NXT conta com um inovador laser diodo de 8w que garante uma vida útil longa e com baixa manutenção. Outra vantagem do laser diodo é o tamanho reduzido. A Due NXT completa, por exemplo, pesa apenas 16 kg.

Máquinas com laser do tipo fibra

São lasers com longa vida útil e alta potência de pico. Normalmente utilizados em máquinas para gravação em metais e plásticos de alta produtividade.

As máquinas que utilizam este laser normalmente tem um valor elevado e são indicadas para altas demandas ou indústrias.

Treinamento e suporte

Máquinas laser são equipamentos robustos e é sempre importante verificar como é o atendimento da empresa que está vendendo as máquinas. Pode-se procurar sobre a empresa na internet e redes sociais, mas sempre vale entrar em contato diretamente para ver como é o atendimento.
É importante que a empresa tenha treinamentos para instalação, operação e manutenção, então se ligue. Comprar de empresas que não entendem do produto podem levar a dores de cabeça. Vale também verificar sobre as peças de reposição.

O espaço

O espaço disponível para você instalar a sua máquina de corte a laser é super importante. Não somente o tamanho da máquina deve ser considerado, mas outros fatores como:
    - Tensão de operação e potência da máquina. Verifique se vai precisar fazer obras ou instalações especiais.
    - Proximidade de um espaço ventilado para exaustão dos gases gerados no corte.
    - Circulação de pessoas no ambiente, pois algumas máquinas devem permanecer fora do alcance ou da livre circulação de pessoas.
As máquinas da Due, por exemplo, têm tamanho reduzido, podem ser instaladas em qualquer tomada aterrada sem necessidade de obras extras e são seguras, podendo ser operadas em qualquer ambiente.

Software

O software é o cérebro da máquina. É por ele que você vai comandar tudo e fazer seus projetos, então é importante verificar este ponto. Se atente se o software é em português e se a máquina aceita formatos de arquivos conhecidos como vetores (.svg) e imagens (.png e .jpeg), dessa maneira você não fica refém e pode fazer a criação em seu software preferido. 
Verifique sobre a validade das licenças (nada de softwares não originais) e sobre como são feitas as atualizações.

Sobre as máquinas de corte a laser da Due:

A Due é pioneira no desenvolvimento de máquinas laser para o consumidor final. Focada na tecnologia e inovação das máquinas de corte a laser, pensamos sempre na praticidade e usabilidade.

Due FLOW

Ideal para quem busca maior produtividade. Desenvolvida com sistema exclusivo de laser CO₂ dinâmico, possibilita cortes com alta velocidade.

Com ventilação e refrigeração integrados, mantém o ambiente de trabalho limpo e organizado.

Due NXT

Ideal para colégios, ateliês, eventos, feiras ou até mesmo para utilizar em casa, pois é portátil e econômica.

Possui um Laser Diodo de alta eficiência e longa duração, garantindo sempre um corte preciso e com excelente acabamento.

Com todos os fatores considerados, hora de adquirir sua máquina.

Para maiores dúvidas e esclarecimentos, entre em contato com a nossa equipe e acompanhe nossas redes sociais: InstagramFacebook Youtube.

POSTS RELACIONADOS